Pular para o conteúdo principal

Intérpretes do Brasil - Clássicos para ler


Conhecer a história do Brasil é importante para entendermos o Brasil de hoje(essa é uma máxima muito propagada e real), e livros de grandes teóricos brasileiros não faltam. Não falta também necessidade para buscarmos esse conhecimento, ainda mais em meio a esse caos político que vivenciamos. Não queremos perder o trem da história, e para isso temos que entendê~la o quanto antes. Bora lá?
Como disse, são muitas as obras que contribuem com o conhecimento histórico do Brasil, mas seguindo a dica de Antonio Cândido(filósofo e crítico literário brasileiro), que na quarta edição de Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Holanda), referência está e mais duas outras obras, Casa Grande e Senzala (Gilberto Freyre) e Formação do Brasil Contemporâneo(Caio Prado Junior) como essenciais para conhecermos o processo de formação do Brasil.
Freyre, publica Casa Grande e Senzala em 1933, e propõe uma análise sobre a formação da família brasileira.
Buarque de Holanda, publica Raízes do Brasil em 1936, e faz uma análise a partir de uma perspectiva weberiana, conceitualizando o famoso homem cordial.
E em 1942, Caio Prado publica Formação do Brasil Contemporâneo, onde analisa a formação do país a partir do marxismo, método inaugurado por ele no Brasil.
Fiz uma MEGA síntese das obras e dos autores praticamente não falei, mas são apenas rascunhos rs e o objetivo desse é indicar o nome dos dito cujos para que saibam da existência deles e que leiam, espero realmente  isso, são livros magníficos. Interessante também que leiam artigos sobre eles para conhecerem as principais críticas e também as fundamentais contribuições que esses autores trouxeram para nosso conhecimento histórico.




FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. Editora Record. 2001. 
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. Companhia das Letras, Edição comemorativa 70 anos. 2006.
PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

Comentários